domingo, 13 de maio de 2012

Californianas e Ombré Hair

Muita gente ainda confunde. Normal... a linha que divide uma tendência da outra é tênue... mas vamos às diferenças, pra que não tenha erro ao pedir pro seu cabeleireiro executar as mechas dos seus sonhos.

MECHAS CALIFORNIANAS






Em 2004 já se falava delas.
Inspiradas nas namoradas dos surfistas californianos, que ficam torrando no Sol enquanto tomavam conta dos bofes, essas mechas se concentram nas pontas, criando um efeito queimado de Sol (o nome americano era Sun kissed).
Cabelos com as pontas LEVEMENTE mais claras, raizes totalmente virgens, na cor original.

Mas o fato é que as raizes dessas meninas em questão, são claras por natureza, o que garante o visual leve natural, totalmente despretencioso, um look "foi sem querer".
O grande problema são as adaptações brasileiras, quando clareia-se muito as pontas criando um contraste com a raiz. De "efeito natural" não sobra nada. Algumas pessoas sustentam o look, carregando o efeito fashion. Outras nem tanto.



OMBRÉ HAIR








"Cabelo Sombreado". Nove entre dez clientes minhas usam, em todas as suas variações.

Mais elegantes que as californianas, muito mais apropriadas pra quem já passou dos 30.

Aquelas mechas naturais, apenas dois, ou no máximo três tons acima da cor de fundo dos cabelos, proporcionando um efeito natural. Mechas invisíveis (invisible meches). Que dão uma profundidade, uma tridimensionalidade para o cabelo, sem exibir marcas. Impossível ver onde começa, pois nas raizes fazemos um efeito esfumaçado. E as pontas são levemente mais claras, além de terem uma maior quantidade de mechas.

Para as morenas, de cabelos escuros, duas opções (mas sempre preservando cerca de 3 cm de raizes mais escuras, para que fique harmonioso com as sobrancelhas escuras).

Primeiro: trabalhamos com tons de mel e açucar mascavo. Se os cabelos forem longos (proporcionando comprimento suficiente para um degradée suave) podemos trabalhar com os tons citados acima até chegar nas pontas com o dourado. Mas para as que desejam um clareamento mais intenso, o recomendável é fazer o fundo com uma coloração, num tom chocolate, e aí sim, começar já com as mechas douradas na altura das orelhas, até chegar ao perolado nas pontas.

Já para as loiras, como o fundo já é mais claro, pode-se dispensar a coloração, e fazer apenas as mechas com descolorante (eu uso Platinium Patê da Loreal, um descolorante em forma de patê, muito mais suave, que preserva a fibra do cabelo). Sempre criando um efeito sombreado, com mechasquase invisíveis nas proximidades das raizes, e uma maior quantidade do meio para as pontas. a regra principal é: jamais destacar o contraste entre as mechas e o fundo. Envelhece e fica datado, como os reflexos dos anos 80.

Conselho de amiga: seja lá qual for a técnica escolhida, converse com seu cabeleireiro, peça pra ver imagens, pergunte se seu cabelo vai ficar igual, ou o que mudaria. Não tenha vergonha de perguntar. Nós adoramos quando executamos o trabalho com a certeza de estar fazendo exatamente o que vocês têm em mente!