quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Recondicionamento Térmico, Escova Definitiva, Alisamento Japonês, Escova progressiva... enfim, cabelos lisos! Conheça as diferenças.

Muita gente ainda tem dúvida: "Existe diferença entre escova progressiva e escova definitiva?" SIM. Tanto no método, quanto no princípio ativo do produto e até mesmo no resultado e durabilidade de cada um. A questão é complexa, mas tentarei ser breve e direta:

Escova progressiva é feita com um produto derivado do formol (formaldeído) onde o limite aprovado pela anvisa é de apenas 0,02% de concentração, ou seja, não faz milagre, NÃO transforma cabelos super cacheados em cabelos super lisos, apenas tira o volume e disciplina os fios (muito cuidado: os que prometem tudo isso são hiperconcentrados, oferecendo riscos de queda de cabelo, queimadura e até mesmo problemas respiratórios graves).

Quando o cabelo é ondulado, aí sim, conseguimos cabelos lisos POR ALGUMAS SEMANAS. O resultado é bem natural, e dura em média 60 lavagens, ou seja, dois meses. A grande vantagem é que não dá diferença na raiz quando o cabelo cresce, pois o produto praticamente já saíu, e que qualquer cabelo pode se submeter ao processo, tanto os danificados quanto os que já receberam outras bases químicas de relaxamento.


Antes...



Depois.
Já na "escova definitiva" , também conhecida como "alisamento japonês", sendo que o termo correto é "Recondicionamento Térmico", o cabelo deve ser muito bem analisado para adequar a concentração do princípio ativo do produto (que é o Thioglicolato de Amonio) a cada cabelo, sendo que em alguns casos, NÃO É ACONSELHAVEL submeter ao processo até mesmo com o produto mais suave.

Neste processo, o fios são "amolecidos" pelo produto e realinhados pela pistra (prancha) numa temperatura que varia de 90 º a 180 º C, dependendo da espessura e da saúde dos cabelos. O resultado é um cabelo BEM liso, da raíz as pontas, definitivamente, ou seja, a manutenção só é feita na parte crescida, alguns meses depois ( de 3 a 6 meses). Por isso, desaconselho para aquelas que têm cabelos muito ondulados ou crespos desde a raíz, e para cabelos extremamente sensibilizados. É imcompátivel com qualquer outra base de relaxamento (hidróxidos de sódio ou litium, guanidina) com excessão do produto da escova progressiva.

Venho sempre me especializando nessas técnicas, pois elas evoluem a cada ano. Meu último curso foi no ano passado, no istituto de pesquisa Milbon Corporation, uma empresaa japonesa situada em Nova Iorque que fabrica o produto Liscio.
Sendo feito por um profissional capacitado e consciente, qualquer método é totalmente seguro (faço em meu próprio cabelo há 7 anos, e ele continua saudável e brilhante). É extremamente importante conversar muito com o profissional antes, para ter certeza de que chegaram num acordo sobre o efeito desejado e por favor, NÃO ESCONDA NADA do que fez nos últimos anos no cabelo, é essencial que saibamos de tudo em detalhes, pelo menos dos últimos três anos.


Antes: notem que apesar de ser um cabelo super cacheado, a raíz é um pouco mais lisa, o que garante que ela ficará bem com uns três meses de raíz crescida. Aí sim, ela fará o retoque só na parte que cresceu.


Respeitar o tempo de pausa é importantíssimo: se o produto ficar tempo demais, danifica o cabelo, podendo até partir. Se ficar tempo a menos não "amolece" o suficiente as cadeias de enxofre que formam o fio, e o alisamento não acontece nem com a ajuda da piastra.



Depois de todo o processo (que inclui outras etapas): linda e lisa!




Neste curso foi lançado um novo produto para cabelos loiros, mas não podem ser extremamente descoloridos.
Antes...
A aplicação ...

Depois: como ela tem pouco cabelo, o resultado é um cabelo sem volume nenhum. Quando o volume é maior, fica ainda mais natural.

Na entrada da Milbon.

Formatura: eu, grávidíssima, os japas a modelo e os instrutores.